top of page
  • Foto do escritorRevista Ensino Superior

Startup inova na gestão de pequenas e médias IES

Atualizado: 22 de mar. de 2022

É muito comum, quando se pensa em inovação no setor educacional, centrar as discussões ao uso de dispositivos digitais, laboratórios de realidade virtual, gadgets e ferramentas tecnológicas nas salas de aula. Entretanto, inovar nessa área exige disrupção para ressignificar seus processos, inclusive, a forma de fazer gestão.

Pensando dessa forma, uma startup com enfoque em gestão educacional compartilhada para instituições de pequeno e médio porte, está alcançando resultados muito positivos, mesmo durante a pandemia. A Crátilo Educacional, que utiliza de recursos como automação e inteligência de dados aplicados à gestão, mas seu grande diferencial está na maneira que consegue alocar a experiência do seu time de executivos à realidade de seus parceiros.


O desafio das pequenas e médias IES


Segundo o MEC, existem 2.608 instituições de educação superior no país, sendo 2.306 privadas e 302 públicas (Censo 2019). Desse universo, a maioria é de instituições de pequeno e médio porte, que enfrenta os mesmos desafios que os grandes players: combater os altos índices de evasão, profissionalizar o processo de captação e investir no processo de transformação digital – a diferença está no fato de muitas não possuírem as mesmas condições de investimento em gestão de alta performance e governança que os consolidadores de mercado.

O professor, CEO e fundador da Crátilo, Bruno A. A. Barreto, sentiu-se desafiado a criar um modelo de negócio na área educacional para esse público. Barreto traz na bagagem mais de 15 anos como gestor educacional, passou por importantes grupos educacionais e conheceu de perto a realidade de várias instituições de ensino e as suas necessidades em diferentes regiões brasileiras.

 

“A missão da empresa é permitir que instituições de todos os portes tenham acesso às melhores práticas de gestão educacional alinhadas aos preceitos de sustentabilidade e otimização de custos”, afirma o CEO.

 

Bruno Barreto, CEO e fundador da Crátilo Educacional, é doutor em comunicação e possui MBA em gestão acadêmica (foto: assessoria)

Foco em resultados


Em pouco tempo, a Crátilo Educacional já possui reconhecimento de seus parceiros. Para Renan Honaiser, diretor-geral da Unibalsas, no Maranhão, a startup tem contribuído muito nos resultados – do planejamento até a execução.

 

“É mais do que uma consultoria, eles entram nas nuances da IES e, com responsabilidade, respeito à nossa missão e muita inovação, vão travando conosco os desafios educacionais. Com uma equipe multidisciplinar e participativa, a Crátilo traz profissionais com grande expertise de mercado, soluções práticas e foco nos resultados”, afirma o diretor da Unibalsas.

 

Atentos ao complexo cenário vivido pelas IES, nesse momento pandêmico, a startup incorporou às práticas de gestão de alta performance outros elementos que permitem alcançar excelentes resultados de captação e retenção de alunos para seus clientes. Em meados de 2020, uma das instituições parceiras obteve crescimento nas matrículas de 103,2%, em relação a 2019 – com apenas 12% a mais de investimento. O mesmo parceiro ainda constatou aumento de 7,4% na retenção, mesmo durante a pandemia.


Outro case positivo e comemorado pela startup teve como enfoque a redução de custos no processo de captação e retenção – sem comprometimento dos resultados. “Nossa meta era diminuir os investimentos para chegar a um ponto de equilíbrio na operação, sem reduzir o número de ingressantes e veteranos. Resultado: 60,3% menos investimento em relação a 2019 e aumento de 13,4% de matrículas. A retenção dos alunos também foi positiva e melhoramos o índice em 4,3% – foi muito gratificante verificar esses resultados num momento tão desafiador”, relata o CEO.


Mais possibilidades


Além dos serviços mencionados acima, a empresa também oferece soluções integradas em gestão de marketing e comercial, inteligência de mercado, implantação e expansão de EAD, CRM, BI, regulação e definição de portfólio educacional.

“Nossa maior inovação está em conseguir humanizar práticas antes consideradas distantes para uma parcela de empresas que também busca se aperfeiçoar”, afirma Barreto. Para o empresário, encontrar um modelo de negócio factível à realidade dessas instituições permite enxergar um cenário de possibilidades onde muitos identificam apenas dificuldades.


Originalmente publicada na Revista Ensino Superior, em 06 de abril de 2021.

58 visualizações0 comentário
bottom of page