• Bruno Barreto

Como uma plataforma de serviços educacionais pode ser uma evolução para a sua instituição

O mercado educacional está evoluindo. Lembra daquelas instituições de ensino burocráticas e ineficientes? Com a transformação digital, elas estão se tornando organizações de ensino com alto desempenho, focadas na satisfação dos alunos, pais de alunos, professores e corpo acadêmico.


Para isso, contam com a atuação das Edservs, empresas de serviços educacionais, que trabalham para otimizar os processos de gestão dessas instituições, potencializar seus resultados e oferecer cursos e soluções de excelência.


Entenda agora o que é uma Edserv, como ela atua e quais as vantagens de ter uma empresa nesse modelo operando junto com a sua escola, instituição de ensino superior ou mantenedora.


O que é uma Edserv?


Edserv é uma empresa que presta serviços para o setor educacional, com o intuito de alavancar o mercado, melhorar a gestão e proporcionar serviços de melhor qualidade.

Sobretudo nos últimos anos, o segmento da educação vem passando por inúmeras transformações, com a entrada de negócios educacionais totalmente digitais e o avanço do EaD (Ensino a Distância).


Cada vez mais competitivo, o mercado tem forçado as instituições a se atualizarem, automatizarem e otimizarem seus processos. E é aí que a Edserv atua.


A Crátilo Educacional, por exemplo, é uma Edserv com atuação B2B, que atende instituições do ensino básico ao superior. Seu modelo de negócio consiste em fazer uma cogestão, ou seja, fazer a gestão compartilhada junto com as empresas educacionais para conhecer a estratégia a fundo e propor melhorias constantes.

Quais os serviços oferecidos pela Edserv para a Educação Superior?


Para Instituições de Ensino Superior (IES), que oferecem graduações, pós-graduações, MBA, mestrados, doutorados, educação executiva ou ensino tecnólogo, uma Edserv oferece serviços de gestão especializada.


Veja quais são os Serviços de Gestão para IES oferecidos pela Crátilo:


Marketing educacional e comercial

Um dos principais gaps das instituições de ensino é a captação de alunos. Como se destacar no mercado e atrair clientes, em um segmento tão competitivo, com diversas opções de cursos presenciais e online?


Para isso, a Crátilo faz um diagnóstico completo do marketing da instituição, cria um planejamento com base em dados e propõe soluções de:

  • Análise de mercado e concorrência;

  • Planejamento para expansão, caso a instituição queira ampliar para o mercado EAD, por exemplo;

  • Planejamento para aumento da captação de leads e vendas;

  • Planejamento de campanhas publicitárias e de comunicação;

  • Gerenciamento de crises e outros.


Reestruturação de IES

Uma boa gestão educacional pressupõe uma gestão integrada entre setores acadêmico, operacional, administrativo-financeiro e comercial. E isso, muitas vezes, não acontece nas instituições, que mantêm sua operação descentralizada e com comunicação falha.


A ideia desse serviço é gerar uma mudança completa de postura da gestão da IES, readequando seu planejamento estratégico, posicionamento de mercado e cadeia de valor.


Para isso, a Crátilo realiza:

  • Readequação do portfólio de cursos;

  • Implantação ou Gestão do EAD;

  • Reestruturação organizacional;

  • Realinhamento e políticas de preços e descontos;

  • Implantação ou reestruturação da área de marketing e vendas;

  • Planejamento de sustentabilidade e análise de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício);

  • Gestão Acadêmica;

  • Implantação ou reestruturação da área de gestão da permanência.


Gestão de EAD

Para instituições que querem fortalecer sua atuação à distância e no ensino híbrido ou mesmo implantar o EAD, a Crátilo atua diretamente nessa estruturação, entendendo as particularidades desse ramo e desenhando um modelo sustentável acadêmico-administrativo das modalidades.

A intenção é criar um plano de negócio completo, com precificação, folha docente, despesas administrativas, AVA, produção de conteúdo e outros investimentos.


Inteligência de Mercado

Estamos na era dos dados e não é mais sustentável operar com base em achismos. A Crátilo Educacional realiza, em parceria com as IES, pesquisas exclusivas e análises detalhadas do mercado regional, nacional e potenciais mercados.


Com esses estudos, a instituição tem dados que sustentam as tomadas de decisões e, o melhor: pode analisar em tempo real as informações de mercado e mudar suas estratégias com agilidade. Isso é essencial se considerarmos um mercado tão dinâmico como o educacional.


A pesquisa de mercado apresentará a você uma indicação de cenários de crescimento para os próximos cinco anos.


Serviços de Gestão em Educação Básica


E para a Educação Básica, como potencializar o ensino e a gestão das escolas, e levá-las ao patamar de qualidade esperado pelos pais e alunos?


Marketing educacional

O marketing e vendas de uma Instituição de Educação Básica não deve entrar em ação apenas no fim de cada período letivo. A criação de boa imagem e reputação, a captação de novos alunos e a fidelização dos estudantes matriculados deve ser constante.

A Crátilo vem para criar ou aprimorar esse fluxo, melhorar a experiência do cliente com a instituição, tornar os processos mais ágeis e eficientes.


Reestruturação de escolas

Historicamente, as escolas operam com base em feeling, improviso e “paixão pedagógica”. Mas mais do que isso, para ter um negócio sustentável nos tempos atuais é preciso se renovar e trabalhar com base em estratégias.


A reestruturação entende o contexto atual da gestão e propõe melhorias substanciais. Com análises de mercado e revisões internas, planejamento, realinhamento de políticas e outras soluções, a Crátilo integra os diferentes setores e os alinha em direção a objetivos comuns.


Fluxo e sala de matrículas

As matrículas e a retenção de alunos são baseadas na qualidade da entrega das escolas ao longo do ano letivo. Os pais e estudantes percebem esse valor e decidem renovar a matrícula com base em diversos fatores.

  • Um ambiente agradável

  • Boa proposta pedagógica

  • Preço

  • Experiência de comunicação e atendimento com a escola, dentre outros.

Este serviço tem a proposta de gerar encantamento em cada um desses pontos, com vistas a captar e reter matrículas.


Gestão da permanência do aluno

De acordo com o levantamento da organização Todos Pela Educação, a evasão escolar aumentou 171% durante a pandemia. E os principais motivos disso foram o ensino a distância, ampliado por causa do distanciamento social, e a crise financeira passada por muitas escolas.


Isso fez com que alunos tivessem uma nova percepção de sua experiência com os professores e a instituição e, com isso, saíssem ou trocassem de escola.

Esse serviço, portanto, tem o objetivo de criar estratégias para evitar esse cenário, atuando de maneira preditiva e preventiva, com foco em manter a sustentabilidade do negócio.


Vantagens de ter uma Edserv na sua instituição


Como você pôde perceber, contar com a gestão compartilhada de uma Edserv pode elevar o nível do seu negócio educacional, com o apoio de profissionais especializados em gestão acadêmica, marketing, finanças e outras áreas gerenciais.


Mais do que uma consultoria, o serviço se aprofunda na realidade e nas particularidades de cada instituição. A Crátilo entende os pontos fracos e fortes, enxerga oportunidades de melhoria e propõe formas de proteção a novos entrantes no mercado – uma realidade cada vez mais presente.


Quer conhecer mais sobre a Crátilo Educacional? Acesse nosso site e conheça as nossas soluções.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo