• Gidel Deungaro

10 ações de marketing para melhorar a captação

Quando o assunto é marketing, você acha que já tentou de tudo para aumentar a sua quantidade de matrículas?


Se sua opinião é essa, ótimo, isso significa que sua IES está fazendo seu dever de casa e validando todas as opções possíveis e imagináveis para bater as metas de captação.


Mas como o marketing não tem fim, ou limites, sempre há algo novo a experimentar, a somar no repertório de ações e verificar o que mais pode funcionar.


De fato, marketing é reinvenção, experimentar a mesma coisa de formas diferentes e não deixar nada de fora por receio de não funcionar.


E que tal ir direto ao assunto e acompanhar 10 dicas de ações de marketing que você pode experimentar a partir de hoje mesmo? Siga a leitura e confira!


#01 Inteligência artificial nas campanhas de e-mail


Se a sua instituição só manda e-mails frios para os alunos em potencial, há boas chances de que suas mensagens estejam indo parar direto nas caixas de spam.


Não cair na caixa de entrada é como estar na segunda página dos resultados do Google: você está lá, mas ninguém vai entrar para ver o que você tem a dizer.


E até mesmo quando os candidatos pediram para receber suas mensagens, os filtros do e-mail podem identificar seus e-mails como promoções ou textos sociais.


E seria uma pena perder a oportunidade de contactar os 76% dos candidatos em potencial que, de acordo com o site Statista, preferem receber mensagens por e-mail, certo?


Para corrigir isso, há ferramentas pensadas para maximizar a performance e o engajamento de programas de e-mails existentes.

#02 Streamings ao vivo


Na era do streaming, sua IES também precisa entrar ao vivo.

Instagram Stories, Youtube Live, Tik Tok Live e Twitch Stream são os canais mais famosos da atualidade na hora de fazer um streaming.


E o que você pode transmitir? Sessões de perguntas e respostas sobre a sua IES, eventos que estejam acontecendo no seu ambiente acadêmico, jogos e torneios esportivos e até mesmo algumas aulas dos cursos que você precisa preencher vagas.


As transmissões ao vivo são uma forma de deixar o público mais próximo. O streaming é uma potente ferramenta de construção de relacionamentos.


#03 Chatbots


Sabia que mais da metade dos estudantes esperam receber uma resposta dos representantes da universidade em, no máximo, 24 horas após completarem algum formulário?


Para garantir que isso aconteça e você não perca essa janela, uma boa ideia é usar chatbots na comunicação. Assim, o retorno acontece de forma imediata e ninguém precisa ficar esperando.


Uma das plataformas que oferecem este tipo de serviço descobriu que as chances de fazer contato e qualificar um lead diminuem 10x após somente cinco minutos do recebimento de uma mensagem.


#04 A estética importa


Em tempos de guerra entre conteúdos, oferecer uma experiência estética fabulosa é fundamental.


A geração Z está crescendo mergulhada em tecnologia e mídias sociais, são os verdadeiros nativos digitais e estão na fila do ensino superior!


Se você não está acostumado com o termo aesthetics, pode anotar no seu caderninho e começar a dar uma pesquisada. Traduzido ao português, significa a “estética” da predileção de imagens de quem provavelmente vai estudar com você em breve.


Cottagecore, Soft Girl, Dark Academy e e-Girl/Boy são alguns dos estilos que sua IES pode começar a experimentar e ver qual tem mais aceitação pelo seu público-alvo.

#05 Ads, Ads e mais Ads


Antigamente, apostar só no orgânico (quando as pessoas chegavam até sua IES sem que você pagasse por sua atenção) funcionava muito bem.


Mas, hoje, não criar um orçamento para investir em posts patrocinados é perder uma chance de ouro.


A publicidade digital é tão importante para o marketing educacional que as mais recentes pesquisas indicam que os gastos com publicidade digital em 2021 estavam na casa dos 375 bilhões de dólares.


A melhor parte dos Ads é a possibilidade de segmentar seu público exatamente de acordo com o tipo de candidato que você quer atingir.


#06 User-generated content


Uma pesquisa de alguns anos atrás, da Gartner, já mostrava que mais de 80% dos millennials eram diretamente influenciados por conteúdos gerados pelos usuários.

Tente fazer com que seus atuais alunos e ex-alunos usem hashtags para mostrar coisas sobre suas vidas na sua IES, principalmente no que estiver relacionado às oportunidades profissionais (e pessoais) que a experiência na sua instituição permitiu que existissem.


#07 Vamos de marketing de guerrilha?


Hora de sair do convencional e realmente causar impacto no seu público. E, para isso, nada melhor do que o marketing de guerrilha.


Nele, são usados métodos ou ações não convencionais, pensados para causar surpresa, admiração ou choque.


Para mostrar o real poder deste tipo de ação, mais do que falar, sugerimos que você veja por você mesmo algumas campanhas de sucesso e que tiveram muita repercussão pelo mundo.

#08 Ajude a superar o medo da pandemia


O trauma relacionado à possibilidade de contrair Covid por causa da pandemia pode estar afetando seus candidatos.


Aliás, pode não, com certeza tem gente que ainda não superou o medo de sociabilizar.

Aproveitando o tópico anterior, do marketing de guerrilha, que tal criar algumas ações que mostrem como o EAD é a melhor opção para quem continua preferindo a segurança de seus lares na hora de fazer uma faculdade?


#09 Crie um jogo


Já pensou em apostar em games para chamar a atenção do seu público-alvo?

Desenvolver um jogo online é uma excelente maneira das pessoas interagirem com sua marca.


E como o ambiente é de estudo, você pode apostar em jogos de matemática ou testes relacionados às ciências. Lembre-se de que os jogos precisam ser divertidos, além dos ensinamentos que podem transmitir.


#10 Vídeos educacionais de animação


Sua IES tem algum personagem que a represente? Que tal usar o que já existe ou criar um e desenvolver animações relacionadas ao mundo acadêmico?


As animações chamam a atenção por si só e conectam muito bem com públicos mais jovens. Nelas, seu herói pode viver altas aventuras e aprender importantes lições sobre a vida na universidade, como eles podem evoluir em suas carreiras, entre outras coisas.


Viu como ainda há muito por fazer em relação a seu marketing educacional? A Crátilo Educacional pensa fora da caixa e traz sempre as melhores saídas para instituições que buscam mais alunos.


Quer saber mais? Conheça nossas soluções em nosso site!


96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo