• Bruno Barreto

Onde está o seu público-alvo?

São muitas as variantes que podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio. Por exemplo, no lugar em que sua instituição de ensino se encontra hoje, você sabe com quem deve conversar e como iniciar esse diálogo para ter mais alunos?


Entender melhor o mercado em que atua, quem é o seu público-alvo, como acessá-lo e as estratégias corretas para alcançar seus objetivos são essenciais para isso.


Um gestor que entende o contexto de sua empresa consegue planejar melhor o seu negócio e ser mais competitivo no mercado. Mas como se munir de dados relevantes para alcançar essa eficiência?


A inteligência de mercado é a resposta. Essa expressão é muito utilizada no universo dos negócios, mas você sabe o que é, e como ela pode te ajudar? Você vai descobrir tudo sobre o assunto neste texto e saber como aplicar na sua empresa. Continue a leitura e confira!


Inteligência de mercado: como funciona?


A inteligência de mercado consiste em uma estratégia de marketing para levantar dados sólidos com informações relevantes que subsidiarão a tomada de decisões no negócio.

A partir da análise desses dados é possível pensar quais são as ações eficazes para aprimorar a sua empresa com altos índices de sucesso.


Para isso, é essencial o desenvolvimento de pesquisas que vão te fazer entender melhor sobre o seu posicionamento, comportamento do consumidor e outros pontos que permitem criar uma estratégia de acordo com os seus objetivos.


Essas avaliações do mercado oferecem um estudo completo sobre o cenário em que a empresa está inserida. A inteligência de mercado pode ser fundamental para mapear e entender o que pode ser tendências e novas oportunidades. Saiba mais sobre como estes dados podem auxiliar em projeções de negócios no artigo Futuro da instituição: como calcular seu crescimento.


É importante ressaltar que a inteligência de mercado não consiste apenas na coleta de informações. Na era digital, em que é possível ter mais acesso a informações por meio das novas tecnologias, o poder real está na análise dos dados.


O desenvolvimento de programas para a análise de grande volume de dados tem aberto muitas oportunidades para empresas inovarem, melhorar processos, conquistar melhor o cliente e oferecer os produtos e serviços ideais. Esse é um processo fundamental para qualquer empresa que busca o sucesso, isso vale inclusive para instituições educacionais!


O princípio da inteligência de mercado também presume retirar ações práticas do tratamento desses dados. Por meio dela, também é possível identificar o público-alvo, onde ele está e traçar estratégias de marketing segmentadas para atingi-lo.

Afinal, você sabe como conquistar alunos?



Como a pesquisa de mercado pode mostrar de onde vem o seu público-alvo


Uma das informações indispensáveis para atrair mais estudantes para a sua instituição é a identificação do público-alvo do seu negócio. Apesar de muito repetido no ambiente corporativo, esse conceito nem sempre é aplicado corretamente.


O público-alvo é a parcela de consumidores para o qual a sua instituição de ensino direciona seus serviços, produtos e consequentemente as suas estratégias de marketing. Eles se diferenciam dentro do universo geral de consumidores, e, geralmente, contam com características comuns.


A aplicação da inteligência de mercado para a identificação do público-alvo é importante no planejamento por possibilitar a criação de ações mais eficientes. Isso porque elas são pensadas a partir das características e interesse de um grupo de consumidores.


Entre as características mapeadas estão a localização, escolaridade, gênero, renda, idade, classe social e comportamento de consumo. Essas informações são importantes para a segmentação das estratégias de marketing. Qual a média salarial dos estudantes atendidos? O seu público-alvo mora ou estuda perto da sua instituição de ensino?


No caso de IES, a definição de público-alvo pode ser feita a partir da base de contatos dos alunos matriculados, por exemplo. Com verificação de dados coletados pode conhecer as pessoas que utilizam o seu serviço. Conversar com alunos e entender suas necessidades pode auxiliar na criação de soluções que aprimorem o serviço educacional oferecido.


Entender os pontos fracos e fortes apontados pelos estudantes pode fornecer informações relevantes para serem trabalhadas na criação de planejamentos mais eficazes.


Importância de entender a região onde se está para poder focar na comunicação adequada


A segmentação de público é crucial para o sucesso das estratégias de marketing. Mas você entende como estes dados podem auxiliar a atingir seu público-alvo?


Os fatores geográficos influenciam diretamente na escolha das suas estratégias. As técnicas de geolocalização são aliadas no momento da segmentação de ações, principalmente para a captação de novos alunos.


Segundo o Google, a geolocalização é uma ferramenta indispensável para conseguir contatar o público na hora e lugar certo. Isso foi comprovado por uma pesquisa realizada pela plataforma.


Os anúncios segmentados para pessoas próximas ao lugar mencionado tiveram uma taxa de abertura 45% maior, quando comparado à exibição para pessoas em outros lugares da cidade.


Neste sentido, a inteligência de mercado fornece informações específicas para aplicar soluções que vão dar resultado na hora de se comunicar com seu público-alvo.


Se a sua IES tem como foco a pós-graduação, por exemplo, é possível mapear áreas com profissionais interessados em determinadas especializações. Ao identificar esse grupo de interesse, é possível direcionar os anúncios para centros comerciais e localizações onde se concentram escritórios ou algum polo industrial da área.


Como ter um portfólio compatível com as necessidades da região


Depois de uma pesquisa com um recorte de público-alvo da sua instituição, você poderá identificar com precisão com quem está falando e como os benefícios dos seus serviços afetam o público. Com isso, é importante também buscar a qualificação e inovação dos seus serviços educacionais para atender às demandas da região.


O portfólio deve concentrar o conjunto de trabalhos oferecidos pela instituição de ensino visando mostrar suas características e serviços ao seu público-alvo.


Ele exemplifica a capacidade de produção e qualidade do ensino oferecido pela instituição e os seus diferenciais em relação aos concorrentes. Portanto, missão e atividades oferecidas pela instituição, seus cursos, a qualificação do seu corpo docente e a história do seu negócio são importantes num portfólio.


Com a ajuda certa, você será capaz de melhorar o seu serviço na área da educação, inserir as melhores opções tecnológicas para melhorar vários departamentos da empresa e potencializar seu portfólio.


Para isso, sua empresa pode contar com a Crátilo Educacional! Conte com o serviço de inteligência de mercado e tenha acesso a outras soluções para a sua instituição!


15 visualizações0 comentário