top of page
  • Foto do escritorCrátilo

Análise dos resultados do Censo da Educação Superior 2022

Atualizado: 5 de dez. de 2023


Como mapear oportunidades com precisão, analisar estrategicamente seu portfólio de cursos e conquistar vantagem competitiva?


Para responder estas e outras questões, uma interpretação aprofundada dos dados do Censo da Educação Superior são cruciais. Com este intuito, o Instituto de Pesquisa da Crátilo Educacional desenvolveu uma análise dos resultados da última divulgação do Ministério da Educação


O relatório “EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR NO BRASIL”, traz não apenas os principais dados do país, mas um recorte específico de todas as regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.


Analisamos, dentre outros, os cursos mais buscados nas regiões, o comportamento das modalidades presencial e EAD e market share das maiores marcas de cada região.


Destaco que o volume total de ingressantes no Ensino Superior particular, no último ano, registrou 1,1 milhão de calouros a mais do que no período pré-pandemia (2019).


Ressalta-se o (já conhecido) crescimento do EAD que praticamente dobrou sua captação saindo de 1,6 milhões, em 2019, para mais de 3 milhões em 2022. Já no modelo presencial, o volume pré-pandemia ainda não foi alcançado, mas a modalidade retomou o crescimento e registrou 200 mil calouros a mais em 2022 na comparação com 2021. Entretanto, o presencial ainda está com 300 mil ingressantes a menos que em 2019 quando registrou 1,5 milhão de calouros.


Espero que o debate dos dados subsidiem o planejamento e tomada de decisões em sua IES.

Ótima leitura!


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page