• Revista Ensino Superior

Maratona empreendedora incentiva estudantes a inovar

Com patrocínio empresa enxerga oportunidade de ampliar seu repertório de soluções a partir da ótica do aluno



Durante três dias, os estudantes serão convidados a criar soluções inovadoras para a educação brasileira, desenvolvendo projetos reais da ideação à prototipação (foto: Pexels)

Entre 27 e 29 de outubro acontece o 23º Fnesp: maior fórum de ensino superior do Brasil. E como parte do evento, acontecerá o 4º HackLab, uma maratona empreendedora em que estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do ensino superior brasileiro.



Os desafios do ensino superior no Brasil


Nos últimos anos, inúmeras instituições de ensino superior vêm experimentando toda a sorte de desafios: de grandes corporações educacionais adentrando o mercado brasileiro às dificuldades impostas pela pandemia de coronavírus.


Além disso, os avanços tecnológicos forçam, cada vez mais, as IES a inovar nas formas de ensino, a fim de atrair e engajar os estudantes. E é justamente aí que eles entram. Afinal, quem melhor para propor soluções educacionais do que quem recebe a educação?

Dentro desta perspectiva, foi desenvolvido o HackLab, uma maratona empreendedora na qual os estudantes têm a oportunidade de apresentar suas ideias a gestores educacionais e concorrer a premiações.


O Hacklab Fnesp


O HackLab Fnesp é uma maratona empreendedora que reúne estudantes de todo o Brasil durante a 23ª edição do Fórum Nacional de Ensino Superior.


Durante três dias, os estudantes serão convidados a criar soluções inovadoras para a educação brasileira, desenvolvendo projetos reais da ideação à prototipação.


Para que os estudantes desenvolvam todo o seu potencial, eles contarão com o apoio de mentores experientes, que orientarão a execução dos projetos.


No último dia do evento, as equipes apresentarão um pitch de vendas de suas soluções para uma banca de jurados e demais gestores educacionais. O projeto vencedor ganhará um prêmio de 8 mil reais, oferecido pela Crátilo Educacional.


De acordo com Leandro Costa, coordenador do HackLab, esta é uma oportunidade única para que os estudantes contribuam para o futuro da educação, desenvolvendo soluções que estejam alinhadas às suas expectativas.

"O HackLab é um evento dentro do Fnesp que já comemora sua 4ª edição, e com muito sucesso. É nele que os alunos participantes têm a oportunidade de mergulhar no mundo da gestão, tendências e visões futuras do ensino superior. Mas mais importante ainda é que eles são ouvidos no que eles acham que é um problema no ensino superior e ainda trazem uma proposta de solução. É o momento do Fnesp onde aqueles que se beneficiam da educação superior ganham voz. É por isso que é um grande sucesso e por isso também que participar dele é uma experiência única e extraordinária."

A importância da prática


Bruno Barreto, CEO

Ter mentes jovens e conectadas às inovações tecnológicas pensando nas soluções educacionais é um passo importante para transformar a educação no Brasil.


Por isso, a Crátilo Educacional, empresa de gestão de alta performance para Instituições de Ensino, resolveu patrocinar a iniciativa.

"Apoiar esse tipo de iniciativa nos conecta com nossos valores fundamentais e demonstra o quanto acreditamos ser possível criar projetos viáveis, inovadores e atrativos para a educação. Nossa startup oferece soluções de alta gestão para instituições regionais de ensino, e patrocinar o HackLab nos permite, junto à visão de jovens estudantes, ampliarmos nosso repertório de possibilidades para o setor a partir da ótica do aluno. O que indiretamente, também nos possibilita demonstrar nosso modelo de trabalho: a gestão compartilhada."

Bruno Barreto, CEO e fundador da Crátilo Educacional

A visão de Bruno Barreto é compartilhada pelos demais mentores da empresa, que acreditam que uma iniciativa destas tem muito a agregar não só para as instituições de ensino, mas principalmente para os alunos, que têm a oportunidade de pensar e trilhar o futuro da sua própria educação.


O que são HackLabs, afinal?


Hacklabs são encontros que têm por objetivo o desenvolvimento de soluções em grupo. São chamados também de makerspaces (espaços maker) e hackerspaces (espaços hacker).


Nesses espaços, os envolvidos são convidados a colocar a criatividade para fora e desenvolver projetos que agreguem valor à sociedade, combinando inovação e tecnologia.



Originalmente publicada na Revista Ensino Superior, em 26 de outubro de 2021.

1 visualização0 comentário